A atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) em 2025 trouxe mudanças significativas para as empresas, exigindo um foco maior na gestão de riscos psicossociais e na promoção da saúde mental dos trabalhadores.
Entre as principais atualizações da norma estão::
Essas novas mudanças na NR1 tornam agora obrigatório para as empresas, promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, com foco na saúde mental e bem-estar dos trabalhadores.
As empresas terão até maio de 2025 para se adaptarem às novas exigências, sob pena de sofrerem sanções e multas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Diante deste cenário desafiador, a primeira etapa para as empresas se adequarem à nova NR1 é a realização do Diagnóstico de Riscos Psicossociais no Trabalho.
O Diagnóstico de Riscos Psicossociais é um processo que visa identificar e avaliar os fatores do ambiente de trabalho que representam riscos à saúde mental e bem estar dos colaboradores.
O diagnóstico de riscos psicossociais no trabalho permite identificar fatores que afetam a saúde mental dos colaboradores, como sobrecarga, assédio e falta de autonomia, avaliando sua gravidade e propondo ações corretivas e preventivas. Serve de base para decisões estratégicas na gestão da saúde organizacional e garante o cumprimento da nova NR-1, que exige a avaliação desses riscos.
Nosso diagnóstico é personalizado conforme o perfil de cada empresa. O processo começa com uma reunião de briefing para definir etapas e ferramentas. Em seguida, aplicamos questionários, entrevistas e grupos focais para identificar fatores de risco no ambiente de trabalho. Por fim, entregamos um relatório com a análise dos riscos e um plano de ação com recomendações específicas.
Melhora da saúde mental e bem-estar:
Ambientes de trabalho com poucos riscos psicossociais promovem a saúde mental, reduzindo o estresse, a ansiedade e o risco de desenvolvimento de doenças ocupacionais relacionadas à saúde mental.
Redução de custos:
A prevenção de problemas de saúde mental pode reduzir custos com absenteísmo, afastamentos, licenças médicas e rotatividade de funcionários.
Aumento da produtividade:
Ao reduzir o impacto dos riscos psicossociais, a empresa pode melhorar o desempenho e a produtividade de seus funcionários.
Melhora do clima organizacional:
Um ambiente de trabalho com menos riscos psicossociais tende a ser mais positivo, com maior engajamento e produtividade dos funcionários.
Fortalecimento de uma Cultura de Cuidado com saúde e bem estar:
O diagnóstico e a gestão de riscos psicossociais demonstram o compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, fortalecendo a cultura organizacional.
Atração e retenção de talentos:Um ambiente de trabalho saudável e seguro atrai profissionais qualificados e aumenta a retenção de talentos, reduzindo os custos com recrutamento e treinamento
Cumprimento da legislação trabalhista:
A gestão de riscos psicossociais ajuda as empresas a se adequarem às normas regulamentadoras e evita problemas legais, como ações trabalhistas e multas.
CRP 08/08893
acolhimento, empatia, confiança, leveza, respeito, escuta ativa, cuidado, profissionalismo, responsabilidade e ética.
Para aconselhamento imediato de pessoas em crise suicida ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.
Whatsapp: 41 99934 6633
E-mail: psicologorodrigomacedo@gmail.com
© 2025 Desenvolvido por Aquilas Web